Conhecer as tendências de consumo mundiais é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, não é mesmo? Em novembro de 2023, a Euromonitor International lançou seu aguardado relatório anual, que oferece insights profundos sobre os valores e motivações de compra dos consumidores ao redor do mundo.
E Agência IMC preparou um guia completinho pra você entender e, claro, tirar o máximo de proveito dessas 6 tendências que vão bombar em 2024. Então, continue com a gente!
O relatório anual da Euromonitor não apenas destaca as tendências emergentes, mas é como um mapa que mostra como os valores dos consumidores estão evoluindo. Além disso, explora como o comportamento do consumidor está redefinindo as motivações e necessidades de compra, destacando a importância da Inteligência Artificial (IA), iniciativas de sustentabilidade e os fatores sociais, econômicos e políticos no cenário global de consumo.
Conheça as tendências de consumo para 2024
1. Pergunte à IA (Ask AI):
As novas ferramentas de inteligência artificial estão se transformando em cocriadoras dos consumidores, influenciando decisões e reformulando expectativas de envolvimento com marcas. Essas IAs vão virar parte da nossa rotina. E as empresas que ligarem os pontos com a IA generativa vão sair na frente, personalizando tudo e deixando a experiência do cliente ainda melhor.
O lançamento de ferramentas como o ChatGPT contribui para que a IA esteja muito em alta em todo o mundo. Com isso, um futuro que parecia distante se tornou mais visível. E é claro que as ferramentas de IA estão sendo usadas por empresas de vários segmentos.
No marketing, por exemplo, a inteligência artificial tem o poder de escalabilidade, permitindo a produção de conteúdos diversos com muito mais agilidade, reduzindo a necessidade de grandes equipes. Além disso, ela tem a capacidade de interpretar dados, utilizando-os para o próprio aprendizado e gerando um conhecimento importante para elevar os objetivos e resultados de uma marca.
2. Prazer nas Distrações (Delightful Distractions):
Com o aumento do estresse diário, os consumidores buscam uma fuga do cotidiano. A aceitação crescente de marcas monitorando emoções e personalizando experiências de acordo com o humor reflete uma mudança na dinâmica entre consumidores e marcas. Empresas que compreendem e se adaptam a essas necessidades emocionais serão capazes de criar conexões mais profundas e duradouras com seus clientes.
Cerca de 29% dos consumidores se sentiriam confortáveis com as marcas rastreando suas emoções e personalizando as experiências de acordo com seus humores.
3. Autenticidade Verde (Greenwashed Out):
Apesar do crescente interesse em estilos de vida sustentáveis, os consumidores questionam a eficácia real das ações das empresas e governos. Eles querem ver a real, se as empresas e os governos estão realmente comprometidos. A autenticidade verde é o destaque do momento, e quem não for de verdade vai ficar para trás.
4. Progressivamente Polarizado (Progressively Polarised):
Questões políticas e sociais se tornaram centrais nas identidades pessoais. As crenças individuais influenciam perspectivas, valores e atitudes. E as empresas que se engajarem a causas sociais, com responsabilidade e sustentabilidade, vão ser as queridinhas de quem busca marcas com propósito.
5. Caçadores de Ofertas (Value Hackers):
A crise atual do custo de vida levou os consumidores a reavaliarem suas mentalidades financeiras. Estratégias mais inteligentes para garantir as melhores ofertas estão em ascensão. Empresas que compreendem e respondem a essa mudança de mentalidade terão vantagem competitiva, oferecendo produtos e serviços de qualidade a preços atrativos.
6. Bem-Estar Pragmático (Wellness Pragmatists):
Os consumidores estão cada vez mais em busca de soluções rápidas e eficazes para melhorar seu bem-estar físico e mental. Produtos e serviços que comprovadamente melhoram a saúde estão com tudo – e quem oferecer isso vai ganhar o coração (e a grana) dos consumidores.
Adaptar-se a essas tendências é essencial para qualquer empresa que busca prosperar em 2024. Desde a parceria com a IA até a autenticidade nas práticas sustentáveis, quem entender e se jogar nessas mudanças vai estar na frente no jogo do mercado global.
Se você deseja explorar essas tendências mas não sabe como, conte com a Agência IMC nesse processo! Somos uma agência full-service, que atua na realização de uma comunicação 360º, incluindo planejamento, branding, criação de conteúdo, tráfego, comunicação offline e muito mais. Acesse nosso site e saiba mais. Aproveite, também, para nos seguir no Instagram e acompanhar os conteúdos que compartilhamos por lá!
Leia também:
Music branding: o que é, como funciona e exemplos
Publicidade Nativa: o que é, exemplos e como explorar esse tipo de anúncio