Inbound Marketing: a estratégia de atrair e conquistar clientes

25 de março de 2024

Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que buscam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante.

 Diferentemente do marketing convencional, nesta estratégia a empresa não vai atrás de clientes, mas utiliza de maneira inteligente a sua presença em canais digitais, atuando com marketing de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais, ou seja, aliada ao Marketing Digital.

Vamos entender mais?

Fonte: Landing Page de captação de leads B2B de fundo de funil para a Lubritec.

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um método baseado em criar e compartilhar conteúdo para um público-alvo específico. O objetivo é conquistar a permissão de se comunicar com um potencial cliente, gerando um relacionamento duradouro. 

É quando os clientes vêm até a empresa porque são atraídos pela mensagem utilizada. Depois de atrair o público-alvo desejado, fica mais fácil transformar essas pessoas em clientes e até promotores de marca, apresentando soluções que fazem sentido para elas. É por isso que muita gente também chama essa abordagem de Marketing de Atração.

Fonte: Landing Page de captação de leads de fundo de funil para adquirir a jóia do Clube Juvenil.

O termo Inbound Marketing começou a ser usado por Brian Halligan. Porém, segundo Peter Drucker, os princípios dessa estratégia já se desenvolvem há décadas e têm sua origem principal no conceito do Marketing de Permissão, de Seth Godin, que você pode encontrar  no livro “Permission Marketing” de 1999.

Portanto, sempre que você ouvir esse termo, saiba que se trata de um marketing que tem foco em oferecer conteúdos relevantes, publicar algo de valor  ao cliente em potencial e gerar conexões.

Inbound Marketing X Outbound Marketing

Você também pode ouvir falar em um termo muito semelhante, o Outbound Marketing. O Outbound são aquelas ações que envolvem ir atrás do potencial cliente de uma forma bem direta. É o caso de ligações de telemarketing e anúncios de mídia paga.

Esse tipo de ação envolve maior investimento, como no caso dos anúncios. É por isso que, ao cortar o investimento, a estratégia deixa de ter resultado. 

Já no Inbound, como a ideia não é ir atrás de potenciais clientes dessa maneira direta, mas despertar seu interesse para que venham até a empresa e queiram o que ela oferece, essa atração é feita por meio de conteúdos de qualidade. 

 Fonte: Landing Page de captação de leads de topo de funil para o segmento de hortifrúti da Pisani.

São conteúdos que educam o público sobre o setor de atuação da empresa, transformando o negócio em uma referência no assunto e, assim, influenciando na decisão de compra de futuros clientes.

Por que usar Inbound Marketing na sua empresa?

Atentos à importância desse tipo de estratégia, nós, da Agência IMC, oferecemos esse método aos nossos clientes, já que o Inbound Marketing é vantajoso e também se mostra mais eficaz do que outras abordagens. Inclusive, recentemente conquistamos o selo Silver pela plataforma RD Station, o que nos credibiliza a falar sobre o assunto, já que ela é uma das maiores autoridades em Marketing Digital no Brasil.

Além disso, alguns estudos de caso revelam que utilizar esse formato pode ser até 62% mais barato do que optar pelo marketing convencional. Assim, não adotar uma estratégia de marketing de atração pode significar uma desvantagem competitiva em relação aos concorrentes que já usam esse método na rotina. 

 Fonte: Landing Page de captação de leads da Gebb Work  para a Expo Mueble Internacional no México.

Sem contar que o Inbound Marketing é mais econômico e oferece resultados mais significativos, podendo ser aplicado nos mais diversos setores, incluindo indústria, serviços, imobiliário, saúde, entre outros.

Para saber mais, acesse nosso site e fale conosco. Juntos, podemos desenvolver uma estratégia efetiva, capaz de trazer ótimos resultados para o seu negócio.

Fonte: site da Agência IMC.

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