Como montar um plano de comunicação e marketing simples, objetivo e estratégico para o seu negócio.
O planejamento estratégico de comunicação é o processo de definição dos seus objetivos e passos que você dará para realizá-los dentro de ações de comunicação. Ele desempenha um papel crucial na criação e manutenção do valor de uma marca. Garantindo que sua marca seja sempre relevante, consistente, atraente e alinhada com as necessidades e valores dos consumidores ao longo do tempo.
Mas como fazer isso de maneira estratégica e objetiva, gerando mais resultados e menos perda de tempo?
Por onde começar?
Primeiramente, refletindo sobre algumas questões:
- Onde quero chegar?
Através de objetivos viáveis. Ex: Quero aumentar o reconhecimento da minha marca
- O que preciso fazer para alcançar?
Por meio de metas, você vai traçar esse caminho. Ex: Criar uma nova campanha de posicionamento.
- Como vou saber se alcancei meu objetivo?
Por meio dos KPI’s, que são os indicadores de performance. Ex: Alcance, tráfego do site, cliques em links.
Analisando a situação atual.
Nesta etapa, vamos analisar o ambiente interno e externo, para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A partir disso, teremos uma visão mais clara sobre os principais pontos a serem trabalhados e prever possíveis crises (e assim, evitá-las!).
Observamos então as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Uma análise FOFA (pegou?)
Nossas forças são:
- O que fazemos bem?
- Em que áreas superamos nossos concorrentes?
- Quais são os aspectos únicos sobre nosso negócio, produto ou serviço?
Nossas oportunidades:
- Quais novas tendências podemos aproveitar?
- Quais mercados adjacentes podemos explorar?
- Existem novos territórios que podemos adentrar?
As fraquezas a que devemos ficar atentos:
- O que podemos melhorar?
- No que ficamos para trás em relação aos concorrentes?
- Em que nos falta conhecimento ou recursos?
E nossas ameaças:
- Como nossos pontos fracos podem nos deixar vulneráveis?
- Para quais tendências de mercado estamos despreparados?
- Quais questões econômicas ou políticas podem ter impacto no negócio?
Olhando para tudo isso, temos um diagnóstico completo da situação da própria empresa e do cenário em que vai atuar, assim, corremos menos riscos e aproveitamos as oportunidades, além de despertar novos insights para resolução de problemas.
Após olhar para si, vamos olhar para a concorrência.
Estude sua concorrência: Benchmarking
Aprender com os erros e acertos da concorrência.
Benchmarking é um estudo sobre outras empresas que são parecidas com a sua, onde aprendemos sobre o que elas fazem de melhor. Isso nos ajuda a entender o que funciona bem no seu setor e pode ser usado na sua própria empresa.
Algumas ferramentas podem te ajudar a analisar a comunicação da concorrência.
GOOGLE ALERTS
Você pode ativar notificações diretamente no Google para receber atualizações sempre que mencionarem você, um concorrente ou um produto específico na internet.
SEMRUSH
Você pode fazer uma análise abrangente da presença online dos seus concorrentes. Examinar o tráfego orgânico, as estratégias de aquisição digital e outros elementos, proporcionando uma visão completa das estratégias utilizadas pelos concorrentes no ambiente digital.
RECLAME AQUI
O ReclameAqui é uma valiosa ferramenta para avaliar feedbacks de clientes sobre empresas, possibilitando uma compreensão profunda das práticas acertadas e equivocadas adotadas pelos concorrentes.
UPFLUENCE
A plataforma Upfluence possui uma extensão gratuita para Google Chrome que permite analisar dados de interesse em perfis do Instagram, como taxa de engajamento, dados da audiência, frequência de postagem e horários com melhor engajamento.
Agora que você já conhece o seu concorrente e está antenado nas novidades do seu mercado…
Conheça profundamente o seu público.
Identifique os principais problemas enfrentados pelos clientes e proponha soluções que a marca pode oferecer para cada um deles. Identifique quais são as preocupações e desejos que influenciam suas decisões de compra ou interações com a marca.
Utilize a buyer persona e crie para ela. A Buyer Persona é uma representação fictícia que incorpora todas as características de um cliente real, diferenciando-se do público-alvo, que é mais amplo. Ela representa o perfil demográfico e comportamental ideal de cada comprador.
Uma ferramenta muito útil para essa etapa é o Fantástico Gerador de Personas
Agora que você já conhece seu público, seu concorrente e o mercado.
Defina uma estratégia de marca e de conteúdo.
Seu posicionamento de marca é a imagem que você busca construir na mente dos consumidores em relação aos seus produtos e em comparação com os concorrentes. Cada interação com a marca contribui para a construção dessa percepção, desde a identidade visual, tom de voz das mensagens e a experiência de compra.
Faça a pergunta: “Se a marca fosse uma pessoa, quem ela seria?” A resposta será a sua Brand Persona. Ela vai definir o tom de voz e comportamento da sua marca.
Seu tom de voz e comportamento vão te encaminhar a uma estratégia bem direcionada de conteúdo baseada em três pontos principais, organizados em uma pirâmide invertida:
Chegando na reta final, é hora de definir seus canais de comunicação. Eles são as plataformas escolhidas para comunicar todos os conteúdos criados até agora. Além disso, é essencial identificar os momentos mais adequados para a utilização de cada canal.
Por último, avalie os resultados e adapte o que for necessário.
Análise de dados e feedbacks podem guiar nossas decisões para otimizar continuamente nossas iniciativas de marketing. Vamos resgatar as métricas e indicadores de desempenho (KPIs) definidos no início do plano, para avaliar o sucesso das campanhas e ações.
Além disso, precisamos analisar dados mais sutis que fornecem insights valiosos sobre aspectos qualitativos, complementando a análise quantitativa dos KPIs tradicionais. Identifique padrões, tendências e pontos de dor mencionados pelo público para ajustar estratégias e mensagens conforme necessário.
Com base na análise de resultados e feedbacks, faça ajustes e adaptações em suas estratégias de comunicação.
ChatGPT como ferramenta e não como ameaça.
O queridinho do momento é ele: o ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer) que pode ajudar significativamente na criação de um conteúdo. Você pode usar as palavras-chave do seu segmento e ele faz o trabalho pesado para você.
Utilizando as tecnologias de machine learning e processamento de linguagem natural, essa potente ferramenta é capaz de transformar uma pequena descrição textual de um usuário em um blog post, uma análise, revisões e estratégias.
Ficou interessado em saber mais? Acesse nosso site e fale conosco. Juntos, podemos desenvolver uma estratégia efetiva, capaz de trazer ótimos resultados para o seu negócio.
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