Em 2023, iniciamos um novo momento na Agência IMC: o reposicionamento e o rebranding da nossa marca. E essa mudança começou pelo nosso nome: antes, éramos IMC Marketing, agora, somos Agência IMC.
Mas o que inspirou essa mudança? Quais foram as motivações? Como realizamos essa virada de chave? Quais foram os resultados obtidos? Tudo isso e muito mais você vai conferir neste artigo completo sobre o rebranding e o reposicionamento de marca da Agência IMC.
Juntamos todos os detalhes desse caminho importante para dividir com você e, quem sabe, te inspirar a realizar essa transformação em sua marca também!
O que é rebranding e reposicionamento de marca?
Antes de começarmos, vamos explicar o que é rebranding e posicionamento de marca.
Basicamente, rebranding é um termo usado para descrever o processo de renovação e mudança de identidade de uma marca que já existe. No rebranding pode ocorrer a alteração do nome, logotipo, identidade e qualquer outro elemento que represente a identidade visual e conceitual da marca.
Já o reposicionamento de marca é uma estratégia de marketing que envolve a mudança da percepção da marca na mente dos consumidores. Ao contrário do rebranding, que se concentra principalmente na mudança da identidade visual e conceitual da marca, o reposicionamento de marca busca alterar a forma como os consumidores veem e interpretam a marca em relação aos seus concorrentes ou a si mesmos.
O reposicionamento pode ser necessário por muitos motivos, como mudanças no mercado em que a empresa está inserida; necessidade de se destacar perante a concorrência; ocorrência de mudanças internas na empresa que demandam uma transformação no posicionamento da marca perante o mercado, etc.
O que motivou as mudanças na marca da Agência IMC?
IMC Marketing > Agência IMC
A mudança foi motivada por uma transformação que ocorreu gradativamente na agência.
No início, éramos um hub que juntava profissionais de diversas áreas para entregar materiais de qualidade para os clientes. Com o passar do tempo, nossa equipe passou a se conectar ainda mais, trabalhando em uma unidade, o que contribuiu para que assumíssemos o perfil de equipe e nos posicionássemos como IMC Marketing.
Mesmo essa mudança tendo sido muito importante, sentíamos que ainda não estávamos 100% satisfeitos com esse posicionamento. Apesar de trabalharmos com marketing, esse não é o nosso principal foco. Também somos uma agência de comunicação, publicidade, branding e muito mais.
Por isso, decidimos que “Agência IMC” abrange tudo o que somos, nos define da melhor forma e corresponde ao nosso propósito de crescimento.
Plano de comunicação
Depois de nos definirmos como Agência IMC, iniciamos o nosso plano de comunicação para começar essa grande virada.
Um plano de comunicação pode ser utilizado para diversas finalidades, inclusive para um reposicionamento de marca ou um rebranding. Trata-se de um documento que orienta as ações de comunicação da empresa em direção a objetivos específicos e mensuráveis. Neste caso, o objetivo era renovar a Agência IMC e comunicar isso para o mundo.
Nossa plano foi desenvolvido com as seguintes etapas:
1. Análise de concorrência
O primeiro passo para desenvolver um plano de comunicação é pesquisar muito. E essa pesquisa começa por uma análise aprofundada da concorrência.
Como nosso objetivo era o reposicionamento da marca, nessa pesquisa o foco foi analisar como as outras agências do Brasil todo estão se posicionando. Prestamos atenção principalmente em agências com tamanho e características similares às nossas.
Assim, montamos um moodboard e uma análise de pontos fortes e fracos de cada uma delas, suas táticas de marketing, posicionamento nas redes sociais, cases, logotipo, identidade visual, etc. Tudo isso serviu como referência, inspiração e aprendizado para o desenvolvimento da nossa nova marca.
2. Análise dos nossos canais de mídia
O próximo passo envolveu a análise dos canais digitais da Agência IMC.
Fizemos uma análise do site e das redes sociais, sinalizando o que deve ser mantido e o que precisa ser melhorado.
Essa etapa também demanda uma pesquisa aprofundada da concorrência para encontrar novos insights e planejar conteúdos autênticos e assertivos.
3. Definição do nosso diferencial competitivo
A partir dessa pesquisa, concluímos que:
👉 A IMC entrega soluções sob medida, que se encaixam perfeitamente na necessidade do cliente.
👉 A IMC se molda e se adapta aos desafios, sempre buscando ser mais criativa e estratégica, para criar conexões de verdade com quem se comunica.
👉Tudo isso para encurtar os caminhos entre pessoas e marcas.
Sendo assim, chegamos ao slogan:
Agência IMC
Marketing sob medida
Nova identidade visual
Após analisar a concorrência e fazer uma autoavaliação do nosso posicionamento, chegou a hora de desenvolver nossa nova identidade, incluindo o novo nome (Agência IMC), um novo logo, um novo slogan e, é claro, um novo padrão gráfico.
Desenvolvimento do nosso manifesto
Um manifesto de marca é um documento ou declaração que encapsula os valores, propósito, visão e personalidade de uma marca. Ele geralmente é usado para comunicar de forma impactante e inspiradora a essência e a missão da marca para seus clientes, colaboradores e o público em geral.
O objetivo principal de um manifesto é criar uma conexão emocional entre a marca e seu público-alvo, transmitindo uma mensagem mais profunda sobre o que a marca representa além de seus produtos ou serviços. Ele pode incluir elementos como a história da marca, sua filosofia, crenças, princípios e a maneira como ela se diferencia no mercado.
Em conjunto, chegamos ao nosso manifesto:
Vídeo de apresentação
Por fim, foi a hora de juntar toda essa inspiração em um vídeo de apresentação da nossa agência. Ele resume por meio de elementos visuais, gráficos e de áudio o que é a Agência IMC e a equipe que faz parte dela! Assista abaixo:
Então, gostou de conhecer o processo de reposicionamento de marca e rebranding da Agência IMC?
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