Ao pensar em estratégias de marketing, muitas pessoas esquecem da existência do email. Talvez esse formato de marketing ainda seja relacionado aos temidos spams, que por muito tempo infectaram as caixas de email. Mas, afinal, o email marketing ainda funciona?
A resposta para essa pergunta você vai encontrar neste texto, além de conferir 6 vantagens de investir nesse formato. Continue a leitura!
Email marketing ainda funciona | Conheça as principais vantagens
1. Alcance orgânico
Hoje em dia, muitas marcas direcionam todos seus esforços para as redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok. É claro que todas elas são fundamentais para empresas que desejam se destacar e até para sobreviver no mercado digital. Todas as empresas precisam estar nas redes sociais.
Uma estratégia de marketing eficaz nessas mídias não apenas conecta elas aos seus clientes, mas também gera mais negócios e proporciona diversas possibilidades. A prova são as marcas que nasceram no mundo digital, com grande auxílio das redes sociais, e hoje são gigantes, como o Nubank, por exemplo.
Porém, é preciso ter em mente que, hoje, o Facebook e outras redes sociais estão dificultando cada vez mais o alcance orgânico das publicações. Para se ter uma ideia, a média de alcance orgânico de uma publicação não chega a 5% dos seguidores de uma página.
Esse é um problema com o qual as estratégias de email marketing não precisam lidar. Para receber emails de alguma marca, a pessoa precisa se inscrever ou passar os dados dela de forma espontânea. E absolutamente todas as pessoas para quem a marca enviar os emails irá recebê-los.
Dessa forma, você não precisa lidar com algoritmos ou investir em mídia paga para atingir um público que escolheu receber os seus conteúdos, como acontece hoje nas redes sociais. Isso é uma vantagem indiscutível do email marketing. Seus assinantes sempre vão receber seus emails, você só precisa convencê-los a abrir esses emails.
2. Segmentação de conteúdos
Outra vantagem muito interessante dos emails é a possibilidade de segmentar os conteúdos para seus leads. O lead é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, telefone, etc.) em seu site, em um evento, no momento da compra de um produto e em muitas outras situações.
A segmentação pode ser realizada com base em idade, interesses, local, produto e ticket médio, por exemplo. Dessa forma, você consegue se comunicar de forma mais assertiva com esse público, com a oportunidade de criar campanhas personalizadas, por exemplo.
A segmentação permite que você estabeleça uma comunicação que seja o mais próximo possível do “olho no olho”, o que contribui muito para obter resultados positivos e fechar novos negócios.
3. Análise de métricas
O email marketing é um formato excelente para análise de métricas. Hoje em dia, existem plataformas disponíveis que permitem analisar diversas métricas de envios de emails, como a quantidade de emails abertos, as taxas de links clicados, etc.
Dessa forma, é possível estudar quais tipos de conteúdos mais interessam os seus leads e quais estratégias foram assertivas para, assim, produzir emails que tragam resultados cada vez mais positivos.
4. Relacionamento com seu público
Para utilizar a maioria das plataformas digitais é preciso ter uma conta de email. Por isso, grande parte das pessoas tem pelo menos um email, que é utilizado com maior ou menor frequência. Sendo assim, essa é uma ferramenta excelente para atingir quase todos os públicos, inclusive aqueles que não estão presentes nas redes sociais.
Manter o relacionamento com seus clientes é muito importante. Essa é a forma ideal de torná-los fiéis à sua marca, e fazer com que eles continuem lembrando dela sempre. Esse trabalho é chamado de pós-venda, que nada mais é do que as atividades de marketing realizadas após a venda de um produto, que incluem pesquisas de satisfação, serviços de manutenção, promoções exclusivas para quem já é cliente, etc.
As campanhas de email marketing são excelentes para manter um bom relacionamento com seus clientes, basta realizá-las com estratégia e de acordo com as melhores práticas.
5. Mais vendas
O email marketing é uma ferramenta excelente para fechar novos negócios com pessoas que já são suas clientes e para impactar pessoas que se mostraram interessadas, mas que ainda não tiveram a oportunidade de adquirir seus produtos ou serviços.
Quando você envia um email, você pode receber um orçamento e pode ter cliques para sua loja virtual, por exemplo. Esse é o melhor caminho para fechar novas vendas.
6. Criar um funil de email marketing
Uma campanha de email marketing é mais do que enviar emails iguais para todos os contatos do seu mailing. Se realizada de forma correta, a campanha pode trazer um ROI significativo para a sua empresa.
Para ter o melhor proveito dessa estratégia, é preciso ter um funil de email marketing. Cada contato (possível cliente) da sua base estará posicionado em uma etapa do funil:
- Topo do funil: também conhecido como fase de atração, é a primeira etapa do funil de vendas. É considerada a fase de conscientização e de despertar o interesse do cliente. Esse é o momento de atrair a maior quantidade de pessoas e mostrar a elas que seu produto ou serviço pode ser exatamente o que elas procuram (ou ainda nem sabem que procuram!). Ou seja: mostre a elas que você existe.
- Meio do funil: os leads do meio do funil são aqueles que sabem que têm um determinado problema e têm a intenção de solucioná-lo de alguma forma. Sendo assim, esse é o momento de criar redes de contato para manter sua marca em primeiro plano. Para isso, o ideal é nutri-los com conteúdos e informações com base em gatilhos de proposta de valor.
- Fundo do funil: já os clientes do fundo do funil são aqueles que estão quase prontos para se tornar clientes, ou seja, estão a poucos cliques de fazer uma compra. Neste caso, há uma maior probabilidade de conversão de venda, por isso, é preciso ser mais incisivo e oferecer vantagens que o convençam a fazer a ação.
Então, gostou de conhecer as principais vantagens de investir em email marketing? Você já investe nesse formato? Com tantas vantagens, é possível concluir que sim, email marketing ainda funciona (e muito!).
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