Você sabe o que é e por que o endomarketing é importante para a sua empresa? Muitas pessoas já ouviram falar, mas não sabem exatamente o que é essa estratégia e por que ela deve ser adotada por todas – sim, todas! – as empresas.
Neste texto você vai entender o que é, como funciona e por que endomarketing é tão importante. Vem com a gente!
O que é endomarketing?
Endomarketing é um conjunto de estratégias de marketing institucional direcionadas para o público interno de uma empresa, ou seja, os funcionários.
É um conceito vindo da administração, que tem como objetivo melhorar o clima e a imagem organizacional, fazendo com que o próprio colaborador tenha uma boa visão do local onde trabalha. Isso contribui para que o time se sinta mais motivado e empenhado, o que traz diversos benefícios.
O endomarketing geralmente é confundido com a comunicação interna. Mas há diferenças: enquanto a comunicação interna envolve processos de informação, o endomarketing trabalha o incentivo e a interação entre colaboradores e empresa.
As estratégias de comunicação interna envolvem todas as formas de diálogo que a empresa tem com seus colaboradores. Podem ser utilizadas ferramentas como jornais, newsletters, revistas de circulação interna, TV corporativa, etc.
Já no endomarketing as ações de comunicação são trabalhadas com o objetivo de fazer com que o funcionário “vista a camisa” da empresa. O endomarketing demanda um grande planejamento, pois está ligado diretamente à cultura organizacional da empresa.
Por que minha empresa precisa do endomarketing?
O endomarketing pode ser uma mina de ouro para qualquer empresa. Por isso, se sua empresa deseja crescer forte, aumentar resultados, ter visibilidade e reconhecimento de marca e reduzir custos com a rotatividade de pessoas, o endomarketing deve ser considerado.
A seguir, confira bons motivos para começar a investir em endomarketing agora mesmo.
5 benefícios do endomarketing
1 – Retenção de talentos
Quando o profissional se sente valorizado e engajado no trabalho, as chances de que ele queira sair e buscar outro emprego são menores. Isso faz toda a diferença para a construção de um time forte, além de reduzir os custos que a rotatividade de pessoas traz.
As ações e endomarketing têm justamente o foco de contribuir para que os colaboradores se sintam mais engajados com a empresa e, consequentemente, mais motivados.
2 – Aumento da produtividade
Com o aumento da motivação e satisfação com a empresa, o profissional tende a desempenhar melhor seu trabalho. Dessa forma, costuma ser mais proativo e disposto a se aperfeiçoar cada vez mais.
Um time motivado tende a se dispor a promover melhorias no âmbito individual e coletivo.
3 – Melhor clima organizacional
O endomarketing atua diretamente na melhora do ambiente de trabalho e, consequentemente, no clima organizacional. Isso faz toda a diferença no dia a dia de trabalho, influenciando também os resultados do time.
4 – Alinhamento da cultura da empresa entre os colaboradores
Uma empresa com uma cultura forte tem mais chances de crescer de forma sustentável. E para isso é importante que todos os colaboradores estejam alinhados a essa cultura. As campanhas de endomarketing são muito importantes para que os colaboradores entendam, se identifiquem e sigam a cultura da companhia.
Mais do que impor a cultura, é fundamental ouvir, entender e alinhar as expectativas dos colaboradores, para que a construção da cultura ocorra de forma satisfatória.
A construção da cultura também é importante no momento da seleção de novos colaboradores, já que os novos membros devem conhecer e se identificar com ela.
5 – Mais qualidade de vida e bem-estar para os colaboradores
Garantir que os seus colaboradores estão felizes no trabalho é um dos seus objetivos, certo? Infelizmente, no dia a dia de trabalho, algumas atividades podem ser estressantes. Para que a resolução dos problemas ocorra da melhor forma possível, é fundamental que os colaboradores sintam-se motivados e que realmente enxerguem valor no trabalho que desempenham. O endomarketing também é essencial nesse processo.
Se você deseja realizar ações de endomarketing para aumentar a produtividade da sua equipe, melhorar o clima organizacional, implantar a cultura da sua empresa, aumentar a sensação de pertencimento, entre outros objetivos, saiba que isso não precisa ser um trabalho da sua equipe de RH.
A IMC Marketing atua no desenvolvimento de campanhas de endomarketing para ajudar você a engajar seus colaboradores, conforme o seu objetivo.
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