Headhunter, networking, know-how – Aqueles que conhecem esses termos, seguramente já ouviram falar do LinkedIn. Mas quem não conhece a plataforma, saiba que seu maior propósito é ligar pessoas a oportunidades profissionais, sejam elas voltadas aos negócios ou à carreira. Muito se fala sobre TikTok e Instagram, as redes sociais do momento. Contudo, o LinkedIn também apresenta crescimento acelerado e merece atenção, principalmente se é um pequeno ou médio empresário.
Com mais de 700 milhões de usuários em todo o mundo, a rede corporativa surgiu em 2003 e tem uma interface similar ao Facebook, porém com uma proposta diferente. Em seu perfil pessoal é possível inserir suas experiências de trabalho, qualificações, formação acadêmica e uma breve biografia sobre suas competências. É um ótimo canal para procurar e oferecer vagas de emprego e fortalecer laços com clientes.
Mas o que realmente destaca o LinkedIn das demais mídias digitais é a possibilidade de realizar o Social Selling. Esse conceito representa a conexão que acontece antes da venda, ou seja, criar um relacionamento valioso que terá como consequência a conversão em bons negócios. Isso se aplica à atração de talentos, quando uma empresa precisa “vender” sua vaga ao candidato e vice-versa; à comunicação, para “vender” as ideias de uma organização; e ao marketing em si, que deve transformar prospects em compradores.
“Hoje, 70% da jornada de decisão de compra é feita antes mesmo do primeiro contato entre pessoas e marcas.”
O consumidor atual leva em consideração a reputação e a filosofia seguida por uma empresa para tornar-se fiel aos seus produtos. E é aqui que entra o LinkedIn: por lá, é possível iniciar conversas e consolidar vínculos, principalmente quando se trata da abordagem business to business.
Compreender o seu público – seus comportamentos, desejos, objetivos e preferências é fundamental antes mesmo de dar o primeiro passo e a plataforma permite a aproximação para realizar esse estudo. Assim, ao ampliar sua rede de conexões, definir sua estratégia e estabelecer um discurso cativante, o internauta estará preparado para ver seus números decolarem.
Então, se o leitor ainda não estiver ativo no LinkedIn, fique atento: talvez esta seja a oportunidade perfeita para dar aquele up nos seus contatos, criar relações reais e duradouras e colher bons resultados no futuro.
Irene Marcondes.