Black Friday de A a Z: o guia definitivo para sua marca vender mais

27 de setembro de 2023

Já preparou o seu negócio para aproveitar a maior data do varejo? No próximo 24 de novembro, lojistas de todo o Brasil e do mundo poderão realizar promoções durante a Black Friday e receber consumidores dispostos a investir de forma intensa nas ofertas. 

Segundo dados da Corebiz, o faturamento total na Black Friday em 2022 totalizou R$ 6,1 bilhões e o varejo registrou um crescimento de 6,9%, enquanto o e-commerce mostrou alta de 21,1%, conforme apontado pela CNN Brasil.

Se você quer potencializar suas vendas e fazer da sua Black Friday um verdadeiro sucesso, confira nossas dicas a seguir!

Que produtos devo anunciar na Black Friday?

Uma boa estratégia para definir quais serão as ofertas disponibilizadas durante a Black Friday é ouvir seus consumidores, criando uma pré-campanha em formato “esquenta”. Ao entender quais produtos eles estão mais inclinados a comprar, você terá maior chance de realizar vendas.

Utilize os stories do Instagram ou faça uma live no TikTok para fazer uma “batalha de produtos”, no estilo isso ou aquilo, e descobrir quais são os itens mais quentes do seu catálogo.

Por exemplo: se o seu e-commerce vende cadeiras de escritório, divida os modelos em duplas e faça uma votação por meio das enquetes para saber qual é a favorita do público. Você também pode abrir uma caixinha de perguntas para que as pessoas possam sugerir produtos que ficaram de fora da batalha.

Quando devo iniciar as promoções da Black Friday?

Apesar da Black Friday ser oficialmente no dia 24 de novembro, estenda as ofertas para que durem mais tempo. Muitas marcas adotam a “Black Week”, ou seja, promoções que ficam ativas durante toda a semana. Assim, você:

  • Dá mais tempo aos consumidores para que se organizem financeiramente para aproveitar os descontos;
  • Evita perder vendas caso o seu site fique indisponível durante os momentos mais críticos da Black Friday.

Verifique com antecedência, também, se o seu e-commerce está preparado para receber o volume de visitas esperado no período e se o seu estoque irá atender de forma plena às vendas feitas na Black Friday.

Que estratégia devo adotar ao definir os descontos da Black Friday?

Com ferramentas de monitoramento de preços, como o site zoom.com.br, os consumidores fazem pesquisas entre lojas para descobrir em qual delas o produto estará mais em conta. Dessa forma, ao definir as promoções e descontos da Black Friday, priorize a transparência com seus clientes, oferecendo vantagens reais, evitando que eles se sintam enganados.

Uma das hashtags mais populares durante a data é a #BlackFraude, quando os consumidores denunciam empresas que oferecem falsos descontos. Assim, ao divulgar suas ofertas, você pode utilizar a hashtag #DescontodeVerdade, para mostrar legitimidade, ou criar a sua própria.

Além disso, você poderá criar uma tag visual, tanto de forma física quanto de forma virtual, para marcar os produtos com desconto, a fim de chamar a atenção do consumidor. Uma outra ideia é criar uma página exclusiva no site para a Black Friday (exemplo: sualoja.com.br/blackfriday), criando uma vitrine digital que facilite o acesso do consumidor aos produtos.

Como posso me aproximar dos clientes antes da Black Friday?

Crie uma jornada completa nas semanas anteriores à Black Friday para, aos poucos, despertar o interesse do público em seus produtos. Pense como funciona a mente do consumidor:

  • Awareness: informe ao público que sua loja existe e que você terá ofertas especiais para a Black Friday por meio de anúncios no Google e no Instagram
  • Conversão: transforme estas pessoas em leads, que têm curiosidade sobre sua marca e desejam saber mais (novos seguidores, novos cadastros na newsletter)
  • Consideração: agora que eles já conhecem seus produtos, mostre a eles porque devem investir no seu negócio: que vantagens serão oferecidas?
  • Fidelização: ao realizar a venda, encante o público e proporcione mais motivos para que eles mantenham-se como clientes: cupons de desconto, frete grátis, cashback.

Uma boa tática para estreitar laços com o target é criar um grupo “VIP” no WhatsApp, Telegram ou canal de transmissão no Instagram com promoções exclusivas, fazendo com que seus fãs se sintam especiais e próximos da sua marca. 

Gostou das nossas dicas? Acesse o Instagram da Agência IMC e deixe nos comentários do nosso post quais ideias você vai colocar em prática no seu negócio.

Preencha seus dados para
entrarmos em contato com você!

**Tamanho max do arquivo 2MB.